Dúvidas Frequentes



Para facilitar sua pesquisa e esclarecer suas dúvidas de forma mais eficaz e rápida, separamos abaixo algumas das principais dúvidas levantadas pelos nossos consumidores:

Busca

 

Consultas e produtos

Posso tirar meu nome do SPC na Loja Online SPC Brasil?

Na Loja Online do SPC Brasil é possível consultar seu nome, contudo, a exclusão do registro não pode ser feita através da loja. A exclusão de nomes na base de dados do SPC Brasil é feita somente pelas empresas que fizeram a inclusão. Deste modo, é necessário que você procure seu credor para verificar a questão.

Posso consultar o CPF de outras pessoas na Loja Online do SPC Brasil?

Sim, é possível consultar o CPF de terceiros. 

Como consultar meu nome no SPC?

Cadastre-se na Loja Online do SPC Brasil, compre créditos e realize a consulta.

O que é SPC Avisa?

Produto que monitora as movimentações de CPF ou CNPJ cadastrado no serviço. As informações podem ser envidas por e-mail ou SMS e apresentam informações sobre consultas, alterações cadastrais ou registro de seus dados no banco de dados do SPC Brasil.

Que produtos são oferecidos na Loja Online do SPC Brasil?

São eles: consulta de CPF e CNPJ, Localização de Empresas e Pessoas, Consulta de Veículos e Monitoramento de documentos, CPF ou CNPJ. Os produtos são separados para pessoas físicas e jurídicas. Para saber mais sobre as especificações de uso destes, selecione o desejado em nossa home.

Quem pode usar os produtos da Loja Online do SPC Brasil?

Pessoas física e jurídicas cadastradas, com crédito disponível, podem utilizar os produtos da Loja Online do SPC Brasil. Os produtos são voltados para situações cotidianas e comerciais.

É possível rever uma consulta realizada na Loja Online do SPC Brasil?

Sim. As consultas podem ser visualizadas novamente no prazo de até 10 dias, após sua primeira visualização. Para isso, você deve estar logado na Loja Online e clicar no botão "Meus Pedidos e, em seguida, no botão “Minhas Consultas" no ambiente restrito "minha conta".

IMPORTANTE: Estas consultas são gravadas de modo que, no período de 10 dias, as informações podem sofrer alterações no banco de dados. Para visualizar possíveis alterações é necessário que seja realizada uma nova consulta.

Como incluir o nome de alguém no SPC?

Para realizar a inclusão de registros de inadimplentes é necessário associar-se a uma das entidades do SPC Brasil. Localize a entidade mais próxima através do link: www.spcbrasil.org.br/institucional/entidades

É possível verificar na consulta da Loja Online do SPC Brasil as informações do credor?

Ao consultar o seu documento CPF ou CNPJ e for identificada alguma inadimplência no banco de dados do SPC Brasil e Serasa, a consulta retornará os seguintes dados: data de Inclusão e vencimento da dívida, número do contrato e dados do Comprador/Fiador/Avalista. Não é retornado o telefone ou endereço do credor. Caso o seu documento possua alguma restrição e precise destes dados, dirija-se a CDL ou Associação Comercial mais próxima.

Créditos

Após a compra dos créditos, em quanto tempo estarão disponíveis para utilização?

A liberação do saldo na Loja Online do SPC Brasil é associada à notificação da PagSeguro de que o pagamento foi realizado e aprovado. Deste modo, caso seu saldo demore mais que alguns minutos (cartão crédito) ou mais de 3 dias úteis (boleto bancário), pedimos gentilmente que entre em contato com o nosso atendimento ou ainda com o atendimento da PagSeguro.

Como comprar créditos na Loja Online do SPC Brasil?

É simples: basta clicar em créditos, disponível na parte superior da sua tela e selecionar um dos valores disponíveis. A Loja Online do SPC Brasil tem parceria com o PagSeguro, empresa especializada em recebimentos online, e você pode escolher qual a melhor forma de pagamento para sua comodidade.

Os créditos na Loja Online do SPC Brasil tem validade?

Sim. Cada valor tem o seu prazo de validade que varia de 30 a 120 dias. Esse prazo está disponível junto ao valor a ser contratado, em nossa página de créditos.

Como saber quando meus créditos da Loja Online do SPC Brasil irão expirar?

É possível verificar a data de validade dos seus créditos quando você estiver logado na Loja Online, clicar em "Minha Conta" e, em seguida, no botão "Meus Pedidos". A validade sempre é atualizada de acordo com novas compras de créditos realizadas. 

Extratos

Como acessar meu extrato de compras na Loja Online do SPC Brasil?

É possível verificar o seu extrato de compras quando você estiver logado na Loja Online e for em Minha Conta.

Pagamentos

Quais as formas de pagamento para compra de créditos na Loja Online do SPC Brasil?

Trabalhamos com a PagSeguro, empresa especializada em receber pagamentos online. A PagSeguro, por sua vez, recebe as seguintes formas de pagamento: cartão de crédito e boleto bancário. Para mais informações acesse: https://pagseguro.uol.com.br

É necessário possuir cadastro no PagSeguro para fazer uma compra na Loja Online do SPC Brasil?

Não. Para realizar compras na Loja Online do SPC Brasil é necessário estar cadastrado somente na Loja Online.

 

Certificado Digital

Renovação

Em que momento devo renovar meu certificado digital?

Recomendamos que você se organize para a renovação do certificado digital com 45 dias de antecedência. Lembre-se que o titular do certificado precisará estar presente para realização de nova validação presencial, conforme o caso, e é preciso ter atenção ao cumprimento das obrigatoriedades que utilizam o certificado. Certificado expirado não funciona! O SPC Brasil o avisará, através do email cadastrado no momento da validação presencial, com 90, 45, 30 e 15 dias de antecedência. Não perca o prazo!

Posso utilizar meu smartcard ou token para renovar o certificado digital?

Sim, é possível reutilizar o mesmo dispositivo, desde que o mesmo atenda aos requisitos técnicos da cadeia de certificação vigente (V2) e seja homologado. Importante: Para diminuir as possibilidades de indisponibilidade, orientamos que a mídia seja utilizada para renovação apenas 1 (uma) vez.

O que devo fazer para renovar meu certificado digital?

Se você emitiu um certificado e-CPF, através da AC CNDL, a primeira renovação pode ocorrer de forma online, desde que o certificado ainda esteja em seu período de validade. Basta adquirir um novo certificado e seguir as orientações em nosso site. Se você emitiu um e-CNPJ ou for a segunda renovação do seu e-CPF, será necessário adquirir um novo certificado e realizar o processo de validação presencial como da primeira vez.

Preciso renovar meu certificado digital?

Sim. O certificado digital possui um tempo de validade específica, conforme ocorre com alguns documentos de identificação, como CNH, passaportes, etc. Os certificados do tipo A1, possuem validade máxima de 1 ano e os certificados tipo A3 podem ter validade de 1, 2, 3 ou 5 anos.

Utilização

Como faço para realizar a revogação do meu certificado digital?

Existem duas formas de você efetuar a revogação do seu certificado digital, sendo elas: Online: acesse nosso site e na página de Instalação, localize a opção Revogação do Certificado. Na sequência, digite seu número de protocolo e a senha de revogação cadastrada no momento da emissão do seu certificado digital. Revogação via declaração: Na mesma página acima, constam os modelos de carta de revogação. O referido documento deverá ser preenchido e enviado via correspondência para a área de Certificação Digital do SPC Brasil, para que seja procedida a revogação.

O que é revogação do certificado digital?

A revogação é o ato de bloqueio definitivo do seu certificado em caso de perda, roubo, quando identificado alguma situação de irregularidade na emissão ou pela simples vontade do representante legal ou do titular.

Perdi o meu certificado digital. O que devo fazer?

Se você já fez tudo o que podia para localizar seu certificado e não o encontrou, recomendamos que você providencie a revogação (bloqueio definitivo para uso). Essa ação visa protegê-lo contra a utilização indevida do seu certificado por terceiros. É importante informar que a revogação/bloqueio do certificado o tornará inutilizável e demandará a aquisição de um novo, com os respectivos custos para nova emissão.

Para que serve o programa Safenet?

O Safenet é um programa que gerencia o uso do certificado digital no seu computador. Através dele é possível visualizar o certificado digital, promover alterações de senhas, desbloquear a senha PIN e PUK.

Para que serve o programa Safesign?

O Safesign é um programa que gerencia o uso do certificado digital no seu computador. Através dele é possível visualizar o certificado digital, promover alterações de senhas, desbloquear a senha PIN e PUK.

Tenho um certificado digital A1. Como faço para adicionar uma senha?

Segurança em primeiro lugar! Se você deseja adicionar uma senha ao seu certificado digital A1, é possível fazer isso importando uma cópia de segurança para o navegador que está utilizando.

Em quais sistemas operacionais posso usar meu certificado digital?

Os certificados digitais emitidos pelo SPC Brasil são compatíveis com Windows, Linux e Mac. Consulte nossa área de suporte técnico e verifique as versões de cada sistema operacional, compatíveis com o uso do certificado digital.

Tenho um certificado digital A1. Devo fazer uma cópia de segurança (backup)?

O certificado do tipo A1 permite a geração de várias cópias de segurança. É recomendado que você faça as cópias e as armazene em um outro computador e até mesmo em outros dispositivos, como pen-drives, hds externos, CDs/DVDs ou outra forma de armazenagem de sua preferência.

Possuo um certificado digital em cartão, como faço para utilizá-lo?

O certificado digital em cartão requer o uso de uma leitora, acoplada ao compudar, para acessar as informações do certificado gravado no chip. Se você possui uma leitora, baixe o drive correspondente a ela inicialmente. Após instalar a leitora, baixe o driver Safesign, gestor do cartão, para que o certificado possa ser identificado e acessado. Consulte nossa área de suporte e localize o drive correto para instalar em seu computador.

Emiti um certificado digital em token, como faço para utilizá-lo?

Para utilizar o certificado digital em token, basta instalar o software de gestão correspondente ao modelo adquirido. Consulte nossa área de suporte e localize o drive correto para instalar em seu computador.

Emissão

Eu consigo emitir mais de um certificado digital na mesma mídia criptográfica (cartão ou token)?

Sim. Nos dispositivos atuais você consegue armazenar até 3 certificados digitais. Entretanto, recomendamos que você armazene cada certificado em dispositivos específicos, pois, caso você esqueça a senha, não perderá todos eles de uma vez.

Como faço para testar meu certificado digital e saber se ele está funcionando corretamente?

Você pode testar seu certificados acessando nossa página https://www.certificadodigitalspc.com.br/instalacao

Como faço a cópia de segurança do meu certificado digital A1?

Após o download e instalação do certificado, você poderá fazer uma cópia do arquivo e salvar em um dispositivo portátil de sua preferencia.

Fiz a emissão do certificado digital A1 e gerou um arquivo com extensão PFX. O que devo fazer agora?

Esse arquivo é o seu certificado digital. Recomendamos a todos os clientes que façam uma ou várias cópias de segurança, armazenadas em dispositivos diferentes do computador. Você pode utilizar um outro computador,um pen drive, hd externo, um CD/DVD ou outra forma de armazenamento de sua preferência. Lembre-se, o SPC Brasil, por questões legais, não possui cópias do seu certificado digital.

Como faço para realizar a instalação do meu certificado do tipo A1 em minha máquina?

A AC CNDL dispõe em seu site um software denominado Assistente de Instalação, por meio do qual é feita a instalação do certificado digital na máquina do cliente. Para acessá-lo, basta acessar o site por meio do link https://www.certificadodigitalspc.com.br/. No menu Instalação, navegue até a opção "1. Assistente de Instalação" e realize o download e instalação da aplicação. Em caso de dúvidas durante a instalação, consulte o manual de orientações localizado na mesma página, ou, entre em contato com nossa equipe de Atendimento através do telefone 3003-0633.

Validação

É possível utilizar algum tipo de procuração para emitir um certificado?

Tanto para pessoa física, quanto para o representante legal da empresa, infelizmente não é possível utilizar uma procuração. Lembre-se, podemos ajuda-lo fazendo um atendimento em domicílio, caso não possa comparecer em nossa rede de atendimento.

Caso eu não possa comparecer na validação presencial agendada, o que devo fazer?

Sempre que possível, tente reagendar sua validação presencial no próprio site. Se isso não ocorrer, basta agendar uma nova data, informando os dados do seu pedido. Obviamente, o atendimento estará condicionado à disponibilidade da agenda. Evite deixar de emitir seu certificado digital em datas próximas ao cumprimento de obrigações, pois a agenda costuma ficar cheia!

Não tenho um comprovante em meu nome. Como faço a validação sem esse documento?

Não tem problema! Você pode fazer uma declaração de domicílio no momento da validação presencial.

Quais são os documentos necessários para realizar a validação presencial?

Para emissão de certificado e-CPF, o cliente deverá comparecer presencialmente a um de nossos postos de atendimento, munido de seus documentos pessoais originais. Os documentos apresentados deverão estar dentro do período de validade, e os mesmos, devem ser válidos em todo território nacional. Para algumas aplicações é necessário informar o numero do PIS ou CEI. Para emissão de certificado e-CNPJ é obrigatório o comparecimento presencial dos representantes legais à um de nossos postos de atendimento. Os representantes deverão estar munidos de seus documentos pessoais e dos documentos constitucionais da empresa. Caso tenham duvidas em relação aos tipos de documentos que deverão ser apresentados, por favor, entre em contato com nossa equipe de atendimento através do telefone, 3003-0633.

Eu preciso ir até um ponto de atendimento ou alguém pode vir no meu escritório?

A escolha é sua. Teremos prazer em atende-lo no local mais conveniente. Você pode ir até um de nossos pontos de atendimento, custos já incluídos, ou solicitar um atendimento em domicílio, onde precisaremos adicionar os custos de visita e deslocamento.

Posso comparecer em um ponto de atendimento sem agendar a validação presencial?

Recomendamos que não. Nós procuramos agendar um dia e horário especial para você, de forma que possamos lhe oferecer um excelente atendimento.

A validação presencial tem algum custo para ser realizada?

O custo da validação presencial já está inserido no preço do certificado para as validações ocorridas em nossos pontos de atendimento. Caso deseje que realizamos a validação presencial em um local de sua preferência, casa ou trabalho, entre em contato com o ponto de atendimento mais próximo e solicite um orçamento.

É necessário agendar a validação presencial?

Sim. Para sua comodidade, recomendamos que você agende o dia e horário mais adequados a sua necessidade. Teremos prazer em recebe-lo em nossos pontos de atendimento.

O que é o processo de validação presencial?

Validação presencial é um processo que consiste na identificação do titular do certificado. Consiste em verificar os documentos da pessoa física e jurídica, coletar os dados biométricos e pronto! É só aguardar a conclusão da conferência dos dados para utilizar seu certificado digital.

Compra

Como faço uma compra usando o cupom de desconto?

É muito simples. De posse do seu cupom de desconto, ao terminar a escolha do seu produto no site, insira o código no campo CUPOM, localizado acima do botão FINALIZAR COMPRA. Após inserir o código do cupom, clique em FINALIZAR COMPRA e o desconto será aplicado.

Comprei um certificado errado, como faço a troca?

Para efetuar a troca, seu pedido deverá estar dentro do prazo de 7 dias. Se o seu pedido estiver dentro do prazo de garantia, entre em contato com nossa equipe através do telefone 3003-0633.

Em que momento posso agendar a validação presencial?

O agendamento da sua validação presencial deve ser realizado após a aquisição do certificado digital. Conheça nossa página de aplicações e escolhe o certificado adequado as suas necessidades.

Quais são as etapas para emitir um certificado digital?

Podemos dividir o processo de emissão de um certificado digital em 5 etapas: Aquisição - Você escolhe o produto adequado para as aplicações que necessita. Agendamento - Você deve agendar a validação presencial. Validação - Você vai até um posto de atendimento da rede SPC Brasil para que ocorra a sua identificação e a validação dos seus documentos. Veja também a opção de atendimento em domicílio. Conferência - Uma pessoa diferente daquela que realizou sua identificação, procederá uma conferência de todos os documentos apresentados. Emissão - Estando tudo certo nas etapas anteriores, você poderá emitir seu certificado digital A1 ou já sair utilizando o seu certificado A3, no prazo combinado com o agente de validação.

Quais são as formas de pagamento disponíveis?

Você poderá comprar em nosso site e pagar com cartão de crédito, boleto bancário ou com saldo de créditos da loja. Toda comodidade possível para você adquirir seu certificado digital.

Qual certificado devo adquirir?

O SPC Brasil preparou uma tabela listando as principais aplicações que utilizam certificado digital e quais são os tipos recomendados. Para conhecer as aplicações que utilizam o certificado digital, acesse nosso menu de aplicabilidade.

Produtos

Devo comprar uma leitora para usar o certificado?

Se você possui um certificado digital A3 em smartcard (cartão inteligente com chip), precisará de uma leitora acoplada ao seu computador para a leitura do chip e acesso ao certificado digital armazenado nele.

O que é um dispositivo criptográfico? Quais tipos existem?

O dispositivo criptográfico é o hardware onde é gerado e armazenado o certificado digital do tipo A3. Eles podem ser smartcards com chip (similares aos de bancos) ou tokens, (similares ao formato de pen-drives, mas que não possuem a mesma capacidade de memória).

Qual a diferença entre um certificado A1 e A3? Qual o prazo de validade de cada um?

Os certificados digitais são qualificados entre A1 e A3 em função do nível de segurança que oferecem, sendo o A3 (armazenado em dispositivo criptográfico) mais seguro do que o A1 (armazenado diretamente no seu computador). A validade dos certificados está assim dividida: Certificados tipo A1, possuem validade máxima de 1 ano. Certificados tipo A3, possuem validade de 1, 2,3 ou, no máximo, 5 anos.

O certificado e-CNPJ serve para emitir nota fiscal eletrônica?

Sim. O certificado e-CNPJ permite assinar as notas fiscais eletrônicas emitidas pela sua empresa.

O que é o certificado tipo e-CNPJ?

O certificado digital do tipo e-CNPJ é o recomendado para identificação de pessoas jurídicas.

O que é o certificado tipo e-CPF?

O certificado digital do tipo e-CPF é o recomendado para identificação de pessoas físicas.

O que é o certificado tipo e-Jurídico?

O certificado digital do tipo e-Jurídico é o recomendado para identificação de profissionais do direito regularmente inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (AOB).

O que é certificado digital?

O Certificado Digital é a identidade no meio eletrônico, que permite realizar diversos serviços na esfera digital, com validade jurídica, agilidade, facilidade de acesso e substancial redução de custos. O certificado digital é a sua identidade no mundo eletrônico. É como se fosse o seu RG para identifica-lo no ambiente digital. O certificado digital concebe validade jurídica para suas transações eletrônicas com maior agilidade, facilidade de uso e grande redução de custos, quando comparamos com o mundo físico, em papel.